Blogs

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Fadas Negras Nordestinas, In: caxingulê, de Lepê Correia

"Eu quero uma história nova
Não este conto de fadas brancas e ordinárias
Donas de nossas façanhas
Eu quero um direito antigo
Engavetado  em discursos
Contidos, paliativos
(cheios de maçãs e pêras)
Bordados de culpa e crimes.
Eu quero  de volta, de pronto
As chaves dessas gavetas
Dos arquivos trancafiados
Onde jazem meus heróis
Uma "nova" história velha
Cheia de fadas beiçudas
Fazendo auê, algazarras
Com argolas nas orelhas,
De cabelos Pixaim
Engasgando principes brancos
Com talos de abacaxi"

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Bumba meu Boi

Oficina para os professores da escola com a professora de literatura Sonia Regina

SONIA REGINA DOS SANTOS

Professora de Literatura Afrobrasileira Infanto-Juvenil, com interesse  em pesquisar narrativas afro-brasileiras,  Histórias da Africanas, Afro-Brasileiras e práticas culturais afro-brasileiras. É membro do Projeto de Pesquisa, Memórias e Imagens da Diáspora: Práticas Culturais Afro-Brasileiras em Escolas do Rio de Janeiro e Seus Praticantes da UERJ - www.proped.br
Graduada em Letras: Língua Portuguesa e Literatura Portuguesa – Universidade Estácio de Sá; Pós-Graduada em Lingüística e Literaturas de Línguas Portuguesa – Universidade Católica de Petropolis; Mestre em Educação pela Universidade do estado do Rio de Janeiro  - Linha de pesquisa: Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais sob orientação da Prfª. Drª. Mailsa Carla Pinto Passos.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

" Meu pézinho de feijão "

·        Você já participou da “rodinha” na escola?

Se a resposta for sim, deve ter boas lembranças deste momento.
"Um dia desses estávamos na rodinha quando perguntamos pra tia como os feijões nasciam, então ela mostrou pra gente de uma forma bem divertida".
Levamos para a escola:
1 copo descartável;
Chumaço de algodão;
3 grãos de feijões;
"Com ajuda, plantamos o feijão e colocamos na janela para pegar sol.
 Todos os dias, bem cedinho, na hora da rodinha lembrávamos do feijão. Regamos  e acompanhamos todas as etapas de desenvolvimento das plantinhas. Foi muito legal!"